domingo, 15 de junho de 2008

O PREÇO DE UMA VERDADE



O filme " O Preço de Uma Verdade" ( Shattered Glass) conta uma história baseada em fatos reais, em que o jornalista Stephen Glass (Hayden Christensen), consegue entrar para a equipe principal de uma das revistas mais importantes de Washington, a "The New Republic". Dentro de sua trajetória na redação, o jornalista utiliza de textos falsos ou de autoria de outras pessoas para ascender na carreira. Sua credibilidade e fama acabam sendo minadas após a descoberta da farsa que envolvia seus textos.

A história se desenvolve ao redor de Stephen, um jovem de 24 anos, muito talentoso, dotado de extrema inteligência, que evoluiu rapidamente de um mero redator a editor e colaborador das mais importantes revistas do país, sendo muito requisitado no mundo jornalístico.

O filme começa com uma apresentação da revista, em uma narração do próprio Stephen, onde se explicita seu mundo; sua personalidade, o meio em que vive, seu relacionamento com as outras pessoas. O autor expõem os fatos de forma clara, em uma sequência bastante interessante, por onde se nota ao longo do filme que Stephen definitavamente esconde algo.

Após a demissão do diretor da revista em que ele trabalhava, Michael Kelly, substituído por Chuck lane, que era um dos redatores, as dúvidas quanto ao comportamento do jornalista começam a surgir. Depois de ter publicado um artigo muito importante, Stephen passa a ser investigado por Adam Penenberg, que mantém suspeitas quanto à veracidade das informações relatadas pelo jornalista. Mesmo após Stephen ter forjado provas à seu favor, Adam acaba desmascarando-o, de modo que Chuck suspende-o por dois anos. Após uma ligação, Chuck descobre que Stephen havia mentido o tempo todo, e acaba demitindo-o.

Informações importantes e esclarecedoras quanto ao fim que levaram os personagens são mostradas ao público no final do filme, como o fato de que o artigo escrito por Adam Penenberg sobre suas descobertas é tido como um marco no jornalismo digital. Além disso, também é exposto que a revista "The New Republic" se desculpou depois formalmente, admitindo que 27 dos 41 artifos escritos por Stephen eram inventados.

O filme torna-se importante, principalmente, para as pessoas envolvidas no mundo jornalístico, porque trata como tema principal a ética, fazendo uma análise sobre uma das mais importantes profissões de nossa sociedade. O filme ilustra bem até que ponto as pessoas podem chegar pra conseguir status e sucesso.

Não se pode deixar de notar que uma das premissas mais importantes da profissão de jornalista é o compromisso com a verdade, premissa esta que era levada totalmente ao contrário pelo personagem principal. É um filme leve, de fácil compreensão e tensão crescente, que mostra o que não se deve fazer na profissão, correndo sérios riscos de estraçalhar uma carreira assim como uma pedra jogada contra um vidro (Glass em inglês).

Nenhum comentário: